quinta-feira, 12 de junho de 2008

Sport é Campeão da Copa do Brasil 2008!

Sport Clube do Recife: Campeão a contragosto.

Sim, amigos. A contragosto. Quem assistiu à final da Copa do Brasil entre Sport e Corinthians pela Globo viu um espetáculo lamentável. A cada lance de perigo dos pernambucanos, o sofrimento dos comentaristas. “O que o Corinthians precisa fazer?”, “Quem você tiraria?”, “Como ganhar esse jogo”. Faltou um “O Corinthians é o Brasil...na Copa do Brasil!”, que, por sinal, cheguei a ouvir no programa “Ta na Área”, do SporTV.

Cléber Machado, para mim, é um ótimo narrador e apresentador. Mas seu comportamento na final foi simplesmente ridículo. O tom de enterro que permeou toda a narração do jogo, em especial após os gols do Sport, me fez crer, por um momento, que estava assistindo a um jogo entre brasileiros e argentinos. Quando o Sport foi levantar a taça, então, MEU DEUS! Faltou a marcha fúnebre.

Francamente, que papelão!

A Taça do Leão

Incontestável! Ganhar a Copa do Brasil eliminando os favoritos Palmeiras e Internacional, além de grandes como Vasco e, na final, o midiático Corinthians, credenciaria qualquer equipe a erguer o troféu. Com os jogos na Ilha do Retiro sempre fervendo, num caldeirão que, no Brasil, talvez só se compare à pressão que a Arena da Baixada já exerceu, na mistura de proximidade do campo com o ímpeto da torcida.

A virada de Nelsinho

Nelsinho Baptista, técnico do Leão, após recentes fracassos em clubes de maior expressão (leia-se RJ-SP-MG-RS), dá a volta por cima, em um cenário digno de tramas hollywoodianas.

Comandando um escrete nordestino, mais humilde, enfrentaria na final um gigante, recentemente ferido por um rebaixamento, que contava com o apoio de fatia igualmente gigante da mídia.

Detalhe: O último técnico do gigante gavião na campanha do rebaixamento foi justamente o herói da conquista do Sport, Nelsinho!

Detalhe 2: Na partida que sacramentou a queda do Corinthians, o técnico da equipe oponente, o Grêmio, era...Mano Menezes, atual técnico do ascendente Timão!

Vamos falar de futebol

Agora, falando da bola. Nela, o Sport foi superior. Senhor do jogo, mostrou domínio total do seu campo (por sinal, bem mal-tratado), jogando com raça e aplicação tática essenciais para uma equipe vencedora.

A equipe de Nelsinho teve como diferencial a entrega de jogadores ofensivos ao sistema de marcação. O veloz Carlinhos Bala jogou quase como meia, ajudando na cobertura das jogadas laterais e se posicionando para puxar contra-ataques, assim como Luciano Henrique. Em momentos, o Sport lembrava um 4-3-3 à holandesa, com dois jogadores abertos pelas pontas e um centralizado, se transformando em um compacto 4-5-1 sem a bola. Saída rápida, bons arremates de média e longa distâncias e perigoso no jogo aéreo.

E o Timão?

Os próprios jogadores, comissão técnica e diretoria também se perguntam. Quem viu o primeiro jogo, viu um autêntico Corinthians, aquele que joga com a alma no ritmo dos gritos de sua Fiel Torcida. No Recife, porém, o que se viu foi a distribuição de pontapés, muitos passes errados e grosseiros erros de finalização.

Tá certo, teve o pênalti no Acosta que não foi assinalado. Mas, ao invés de reclamar da arbitragem (que errou, fato), os alvinegros devem cobrar do próprio jogador, que poderia ter finalizado, já que recebera em condições para tal. Mas Acosta preferiu enfeitar, driblando o goleiro. Deu mole para o azar.

Em Tempo

Apesar da apatia e da violência na Ilha, o Corinthians está no caminho certo para retornar a Série A. Mano Menezes tem em mãos uma equipe de boa qualidade, que não faria papel desonroso na própria primeira divisão.

Agora tem de haver um trabalho psicológico com o grupo, tanto para juntar os cacos quanto para esfriar os ânimos. A torcida terá um papel fundamental daqui para frente, tendo que, mais do que nunca, jogar junto com o time.

Quanto a isso, não tenho dúvidas.

Euro Valorizado

Em dois posts sobre futebol, já queimei a língua (ou o dedo?). Após um começo realmente sonolento, a Euro 2008 tem proporcionado alguns ótimos jogos, com grandes atuações individuais.

Vale destacar a surpreendente goleada (?) da Holanda sobre a Itália, o “atropelamento espanhol” da Fúria sobre os russos, a grande atuação de Portugal (leia-se Cristiano Ronaldo e Deco) contra a República Tcheca e o confronto entre Croácia e Alemanha (terminada há pouco), na qual os germânicos foram surpreendidos pelo ímpeto croata, em um partidaço!

Big Phil...Gene Hackman...tudo azul!

Após o jogo de Portugal, o site oficial do Chelsea anunciou a contratação de Felipão como técnico da equipe para a próxima temporada. Ele será o primeiro brasileiro a dirigir uma equipe na Premiere League, e terá um orçamento de quase € 150 milhões para contratações. Já se fala, inclusive, em Deco e Kaká nos Blues. Abramovich faz votos!

2 comentários:

Gabriel Mattos disse...

Meu querido Alexandre Pombino da Silva Vasconcellos, não foi penalti não heinn!!!!ahahahahahahahhaa

Raphael Dias Nunes disse...

Foi pênalti claríssimo! Agora... condenar o jogador por não ter finalizado e dizer que driblar um goleiro que já vinha batido no lance é "dar chance ao azar" é muito forte, não acha?? Teria que fazer análise técnica-estratégica-neural-psicossomática-psicológica, para saber o que passou na cabeça do jogador naquela fração de segundo do lance. E de fato, ele foi derrubado. E de fato, seria gol, se ele passasse. Aí já foi demais, amigo pombo!