sábado, 7 de junho de 2008

Fórmula-1

Grande Prêmio do Canadá
Massa fica somente com a sexta colocação no Grid
Público espera corrida disputada e surpreendente



Como toda corrida já começa na definição do grid de largada, Lewis Hamilton já deu um grande passo para vencer mais uma nessa temporada. O piloto inglês sobrou nos treinos livres e de classificação para o Grande Prêmio do Canadá, do Mundial de Fórmula-1. Hamilton dominou as três partes do treino, sem dar chance aos seus adversários. A primeira fila será formada pela McLaren de Lewis e a BMW do polonês Robert Kubica. As Ferraris, que eram consideradas favoritas, ficaram aquém do desempenho esperado. Raikonnen larga em terceiro e Felipe Massa apenas em sexto.

O que esperar de uma corrida em que Massa largará em sexto? Como seu rendimento foi inferior ao treino livre de sexta-feira, é provável que o brasileiro largue com o carro pesado, o que diferenciaria sua estratégia de corrida. Será fundamental que o brasileiro largue bem, para não perder contato com os líderes logo nas primeiras voltas e após isso, consiga ganhar o máximo de posições possíveis com o primeiro pit-stop, já que ele permaneceria mais tempo na pista que os demais adversários. Um outro ingrediente deve ser levado em consideração, visto que é comum a entrada do Safety Car no circuito de Montreal. Para isso, é necessário sorte, muita sorte. Entretanto, essa sorte para uns, pode ser o azar de outros também.

Quem esperava domínio absoluto das Ferraris nas primeiras provas, enganou-se. Hamilton é o favorito para vencer a prova. Não somente isso, o excelente piloto inglês é líder do campeonato e conta com um bom equipamento. E não é apenas a McLaren que vem mostrando competitividade perante aos carros vermelhos. A BMW já mostrou ter força e Robert Kubica (que largará em segundo) está apenas a 6 pontos do líder do campeonato. Com um mundial tão disputado, é de se esperar uma corrida disputadíssima por qualquer posição que renda pontos. Isso pode vir a fazer muita diferença no final da temporada. Felipe Massa precisará de frieza e arrojo para conseguir uma vitória, o que será muito difícil. Caso isso não aconteça, é fundamental que o piloto brasileiro faça uma corrida de recuperação e tente ao menos chegar ao pódio, para não ficar muito atrás de Hamilton, Raikkonen e até de Kubica.


xxx


Alguém pode explicar o que está acontecendo com Nelson Piquet? O piloto estreante - que ficou somente com a 15ª colocação - ainda não pontuou e está sempre muito (muito mesmo) atrás de seu companheiro Fernando Alonso (que largará em quarto). Todos sabem que o espanhol é o primeiro piloto, conta com privilégios da Renaut e tem no currículo dois títulos mundiais. Mas o brasileiro deveria aproveitar melhor o fato de ter um bicampeão ao seu lado e usar isso ao seu favor, para evoluir e adquirir experiência. Ficar na sombra de Alonso e de seu pai, pode diminuí-lo ainda mais. Sobre o jovem Nelson, ainda é cedo para fazer um prognóstico exato. Ainda há muita corrida pela frente. Fica a expectativa e a torcida para que o brasileiro cresca e obtenha bons resultados, pois sem isso, sua posição na equipe de Flavio Briatore pode vir a tornar-se insustentável.

Barrichello conseguiu colocar o seu limitado Honda na super pole e largará em nono. Expectativas? A de ganhar uma posição e conseguir pontuar. Nada mais que isso. Nada mais a declarar. Apenas aguardar o período entre o apagar das cinco luzes vermelhas e da bandeirada quadriculada, que será amanhã.

Nenhum comentário: