segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fórmula-1

Grande Prêmio do Canadá
A Melhor Corrida do Ano
O GP do Canadá teve quase todos os ingredientes que uma grande corrida pode ter: Acidentes, Safety Car, variação de posições, trapalhada nos boxes, disputa, imprevisibilidade e ultrapassagens, muitas ultrapassagens.

Primeiramente, é importantíssimo ressaltar a grande vitória de Robert Kubica e a dobradinha da BMW-Sauber em Montreal. Com a saída dos favoritos Hamilton e Raikkonen, o caminho ficou livre para a equipe alemã e suíça realizarem um grande e merecido marco. Merecidíssima a vitória de Kubica, que superou o trauma do acidente do GP do ano passado e provou mais uma vez ser um grande e competitivo piloto. Além disso, o piloto polonês ainda tornou-se líder do Mundial de Pilotos, com 42 pontos. Merecidíssima também a dobradinha da BMW, que desde o ano passado sempre esteve presente nos pódios e conseguiu uma linda dobradinha logo como no primeiro triunfo da escuderia.

Destaque também para a corrida de Felipe Massa. À primeira vista, um quinto lugar parece ter sido insatisfatório. Mas vale ressaltar que o brasileiro sofreu - mais uma vez - com uma lambança da Ferrari em seu pit-stop, obrigando-o a parar novamente e comprometendo as suas chances de pódio e até de vitória na corrida. A partir daí, Massa deu um show a parte. Com uma estratégia de uma parada a mais, Felipe protagonizou uma ultrapassagem dupla sobre Barrichello e Kovalainen, no harping do circuito. Um momento épico, que há tempos não se via na Fórmula-1. Sua Ferrari voou e deu show, chegando a ultrapassar mais de uma vez o mesmo adversário. O quinto lugar foi o melhor que ele pode fazer. E os 4 pontos foram importantíssimos para se segurar na briga do título e assumir a segunda colocação do Mundial, com 38 pontos. Parabéns a Massa!

Rubens Barrichello fez também uma boa corrida, resistindo aos ataques da McLaren de Kovalainen e levando no sacrifício seu limitadíssimo Honda até a 7ª colocação. Já Nelson Piquet... É melhor deixar para falar dele na próxima corrida, na França - pista que é muito bem conhecida pelo piloto.

A grande lambança ficou por conta de Lewis Hamilton. Chegou a ser engraçada a batida, principalmente para quem torce por Felipe Massa. Raikkonen reclamou, ironizou o inglês, que se desculpou e parecia não acreditar no tamanho da besteira que fez. Aliás, Kimmi não tem muito o que reclamar, já que na corrida anterior, uma trapalhada sua tirou o quarto lugar de Adrian Sutil, da Force Índia. E foi justamente o abandono de Sutil, que provocou a entrada do Safety Car e a consequente tragédia para o piloto finlandês. Parece coisa premeditada...

E como é bom ver a Fórmula-1 disputada dessa forma. E as expectativas são cada vez melhores para o ano que vem, com a volta dos pneus sliks, que permitirão mais ultrapassagens. Que assim permaneça e que a categoria nunca mais volte a ser tediosa, com o predomínio absoluto de apenas um piloto e uma equipe. A coluna volta no dia 23/06/2008, já que o GP da França, em Magny-Cours será disputado no dia 22. Até lá, ficaremos de olho em todos os acontecimentos dessa disputadíssima e emocionante temporada de 2008.


XXX

Parabéns ao nosso amigo e colunista Gabriel Mattos! Ficou mais velhinho hoje! :D

Nenhum comentário: