sábado, 23 de agosto de 2008

Sala de Espelho

Por Raphael Dias Nunes

O Bronze do Brasil no Futebol Masculino/ O ouro da Argentina no Futebol Masculino


'A seleção brasileira de futebol masculino conquistou ontem (ontem também na China) o terceiro lugar na competição olímpica, após vencer a Bélgica por 3 a 0.

A seleção argentina de futebol masculino conquistou hoje (hoje também na China) o primeiro lugar na competição olímpica, após vencer a Nigéria por 1 a 0.

A seleção nigeriana de futebol masculino, conquistou hoje (hoje também na China) o segundo lugar na competição olímpica, após ser derrotada pela Argentina por 1 a 0.'



Ok, estamos no Brasil. O que vem de resultados referentes ao nosso país são de maior relevância. Por isso, a ordem dos fatores nas "manchete-padrão-chorumesca" acima relatadas fazem diferença no produto.
Até aí tudo bem.

Porém, na cerimônia de premiação as transmissões dos canais de rede aberta foram interrompidas logo depois da entrega da medalha bronzeada brasileira - que foi a primeira equipe a subir no pódio. As redes de canais Band e Globo não fizeram questão
de exibir a entrega das medalhas de prata e de ouro. Já as matérias impressas pela internet, divulgaram os resultados finais do futebol masculino olímpico em posições de pouco destaque em suas páginas esportivas principais.
Mais um pequeno detalhe: O time argentino - de camisas viradas ao lado avesso - parecia bastante empolgado para subir ao pódio, no momento da interrupção.

Parece que dói à imprensa brasileira ver a festa dos rivais. Isso seria até justificável, se o fato ocorrido não fosse às 3h30min. É mais relevante para os diretores/ editores responsáveis pelas transmissões, sondarem uma possível queda do técnico Dunga, do que exibir as imagens da entrega da medalha de ouro à seleção que goleou o Brasil por 3 a 0 e sagrou-se bicampeã logo em seguida.

Em contrapartida, o mesmo (ainda?) técnico Dunga tratou logo de divulgar a lista de convocados para os próximos jogos das Eliminatórias para a Copa de 2010. Houveram algumas novidades na listas, que causaram surpresa e animação para muita gente (inclusive da imprensa).

Confira a lista de convocados no LANCE!NET
Confira a lista de convocados no GLOBOESPORTE.COM

Peço para que reparem nas fotos das reportagens veiculadas, por favor.

Os mesmos veículos parecem fazer um duplo papel de apoio e repressão ao mesmo comandante da seleção. A questão é: Já que os fatos são esses, até onde vai o apoio e reprovação ao comandante da seleção, por parte das mídias?
Até onde vão os limites da rivalidade histórica-esportiva do futebol e com o tão divulgado "espírito olímpico", onde o "importante é competir"?


Campeonato Brasileiro x Corridas de cavalos/ do atletismo/ provas de natação

A versão do Brasileirão de 2008 já parece realmente ser a mais disputada de todas, desde o surgimento da era dos pontos corridos. É interessante reparar à constante analogias comparativas do referido campeonato, com a corridas (principalmente as de cavalos). A analogia é válida, pois em um campeonato longo, ganha aquele competidor que conseguir a arrancada mais firme, rumo à consagração, graficamente similar às quaisquer disputas de corridas.
Entretanto, tal conduta pode tornar-se constantes motivos de orgulho e/ou chacota por parte das torcidas, ao usarem termos como "cavalo paraguaio" e "puro-sangue", para times distintos.

Algumas tendenciosidades passionais dos jornalistas esportivos podem ser discretamente reveladas com essas brincadeirinhas. Tal fato pode gerar desde euforia até desconforto por parte da opinião pública.
Já levando-se em conta as brincadeiras que rolam na boca do povo, tudo é válido. Faz-se de tudo hoje em dia. Analogia de times com super-atletas olímpicos como Michael Phelps e Usain Bolt foram criativamente e bem-humoradamente publicadas. São atributos frequentes e espontâneos gerados pela cultura e o folclore do futebol sobre o seu imenso e apaixonado povo.

O meu questionamento é: As piadas que circulam de boca-a-boca caem na boca povão pelo jornalão, ou o jornalão é que pesca essas invenções populescas? O que vem primeiro, o ovo ou a galinha?
E se possível, existiriam limites éticos do uso dessas brincadeiras em veículos de comunicação em massa?


Me poupem disso...

Com todo o respeito às famílias de todos os atletas brasileiros nas olimpíadas, mas o que a rede Globo vem fazendo com entrevistas ao vivo com eles, é uma coisa de se enjoar...
"Dona Teresinha, não chore não! Sua filha bate um bolão!", já dizia Galvão Bueno, durante a final do futebol feminino.
Eles fizem de tudo. Colocam até marido e mulher (um no Brasil e outro na China) para se falarem ao vivo. Isso pode até gerar alguns pouquíssimos lances engraçados, mas não é nada que interesse ao público. O tempo que eles dedicam de exibição dessa rasgação de seda é longo demais. Às vezes isso acontecia até durante uma partida.
Meu Deus do céu... na boa, isso é um saco! Acabem logo com isso, pelo amor dos meus filhinhos!

Nenhum comentário: