sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O CHORUME - FUTEBOL

Por Raphael Dias Nunes

Agonia tricolor


A coisa não anda boa para o tricolor das Laranjeiras. Após duas derrotas seguidas, o Flu permanece com os mesmos 13 pontos do lanterna Ipatinga. E, mesmo se vencer sua próxima partida contra o Internacional no Maracanã, o time ainda permanecerá na penúltima colocação, visto que os dois outros times que ocupam a zona de rebaixamento - Goiás e Santos - já possuem 17 pontos. Resta ao Flu esquecer a péssima campanha feita no primeiro turno e buscar a reabilitação na segunda fase do campeonato.

E agora Renato?

Renato Gaúcho ainda tem que quebrar a cabeça para montar seu time na próxima rodada. Além dos Thiagos, que concentram-se para os Jogos Olímpicos, o treinador não poderá contar com Washington e Tartá, ambos expulso injustamente contra a Portuguesa. Aliás, o atacante conhecido por Coração Valente não merecia. Em toda sua carreira ele teve uma postura íntegra, sem agressões e o árbitro Alício Pena caiu que nem pato na encenação tosca que o zagueiro da Portuguesa fez. Um papelão que merecia uma punição ao ator-jogador da Lusa. Para piorar a situação, Arouca fraturou a mão e desfalcará o time na próxima rodada.
Em contrapartida, o Fluminse terá Luis Alberto, Junior Cesar e Sandro, que voltam à equipe depois de cumprirem suspensão. Além disso, o clube ainda contratou o capitão da LDU Urrutia, como um dos reforços da temporada. Vamos ver se ele vinga, como vingou na Libertadores...


Agora são cinco

E o Flamengo hein? Após mais uma derrota - desta vez contra o Palmeiras - o rubro-negro confirma sua descenção e cai para quarta colocação, sem chances de recuperar a liderança na próxima rodada. Com a sequência de resultados, o clube atravessa uma fase de cinco jogos sem vitória no brasileirão.

Apesar da temporária má fase, o reencontro com a vitória pode vir em grande estilo, já que o Urubu joga em casa contra o Cruzeiro, adversário direto na briga pelo título. E se Vagner Love realmente vir por aí, o time pode voltar a ter um bom elenco no ataque.

E agora Renato? (2)

A fama de cavalo paraguaio começa a rondar a Gávea. Eu particularmente, sinto falta das piadinhas de Renato Maurício Prado, como ele fez com o Botafogo no ano passado, que vivia uma campanha de primeiro turno até então semelhante à do Fla. O colunista explicita seus critérios e suas paixões de uma forma nítida: Com o fracasso de um, ele se empute. Já com o fracasso de outros, ele faz gozação...


O Gigante da Colina reaparece

Mas por enquanto somente na colina mesmo. Jogando de forma avassaladora, o Vasco aplicou uma humilhante goleada em cima do Atlético Mineiro. Um resultado expressivo para uma campanha que não acompanha o futebol apresentado ontem pelo time cruzmaltino. Com a vitória, a equipe se afasta da zona de rebaixamento e respira. Respira aliviado também, o técnico Antônio Lopes, que vinha sendo sondado para deixar o cargo. Agora, o treinador tem que acertar alguns detalhes na zaga vascaína, pois o ataque anda bem. Somente assim, o Vasco poderá fazer uma campanha regular e aspirar algum sonho neste longo campeonato.

O placar de 6 a 1 serviu também para tranquilizar, pelo menos temporariamente, a situação turbulenta que assombrava São Januário. A torcida pixava muros e fazia protestos antes da partida. Tinha gente até pedindo a volta de Eurico Miranda! Imagine que cena seria o ex-deputado voltando nos braços do povo... A imensa torcida bem feliz vascaína não merecia isso.


Os visitantes que se cuidem

Pois no Engenhão, o Botafogo está tornando-se uma equipe difícil de ser batida. No restrospecto, nas últimas três partidas disputadas em casa, o glorioso marcou 10 gols e não sofreu nenhum. Voltando a apresentar um bom futebol, o time de Ney Franco confirma sua reabilitação no Campeonato Brasileiro e já começa a sonhar em alcançar o grupo do G4. Mas para isso, o time da estrela solitária precisa melhorar suas campanhas fora de casa. Sem o mando de campo, o Bota ainda não conseguiu obter uma vitória sequer. E agora terá pela frente dois confrontos fora. É uma boa oportunidade para acabar com esse dado e aproximar-se de vez do sonhado grupo que se classificará para a Libertadores. Caso isso não aconteça, a comissão técnica e os jogadores terão que voltar a pensar em fugir da zona de perigo novamente.

Maravilha!

Deu a louca em Túlio, que em noite de artilheiro, marcou os dois gols do Botafogo na partida contra o Goiás. Mas o volante alvinegro já havia dito que o lugar dele no time, não é de artilharia e que apenas soube aproveitar bem as chances que teve.
Maaas, entretanto, todavia, o Túlio Maravilha tratou de dar a resposta e mostrar que artilheiro é ele! Quatro gols marcados na vitória de 4 a 0 do Vila Nova sobre o Marília, pela série B do Brasileirão. Dá-lhe Túlio! Ou melhor, dá-lhe Túlios!

Nenhum comentário: