segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Alegria de uns...

Por Raphael Dias Nunes

Fórmula-1
A alegria de uns é a tristeza de outros. Neste caso a festa finlandesa no pódio e alegria da primeira vitória de Heikki Kovalainen deram lugar ao pecado da Ferrari de Felipe Massa ter quebrado há 3 voltas do fim, quando liderava. Sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores corridas de sua carreira. O pulo da terceira para a primeira posição na primeira curva, foi de levar o espectador ao delírio em plena manhã de domingo. De comemorar como um gol para os mais esclarecidos, pois sabe-se que no circuitinho de Hungaroring, virar a primeira curva em primeiro é praticamente garantir uma vitória. Foi o que Massa fez. Impecável, depois da largada épica, foi veloz enquanto teve Hamilton em sua cola, não permitindo que o inglês esboçasse ameaça nos pits stops. Quando teve folga, após o furo do pneu da McLaren de Lewis, o brasileiro poupou o seu Ferrari. Fez tudo certinho. Mas a Fórmula-1 prega momentos cruéis. Massa não foi o primeiro a ser vítima desse tipo de frustração. E nem será o último. Campeões mundiais como Senna, Mansell e Mika Hakinen já viveram situações extremamente semelhantes à de Felipe na Hungria. Engana-se quem pensa que Massa está morto...

Os seus rivais Raikkonen e Hamilton é que se deram bem. Sem a vitória de Felipe, eles ainda ganharam uma posição no final da prova e conseguiram somar mais alguns pontinhos importantes nesse imprevisível mundial.
Nelson Piquet fez uma boa corrida e pontuou mais uma vez. Agora já são três corridas que o brasileiro conseguiu pontuar.
Outro destaque foi a segunda colocação da Toyota do alemão Timo Glock. O bloco de equipes intermediárias (Renaut, Toyota, Red Bull, Willians e Honda) já ocupavam a terceira colocação do pódio em três corridas consecutivas. Agora, há duas corridas que elas ocupam a segundo lugar mais alto do pódio. Isso mostra que definitivamente, a Fórmula-1 voltou a ser competitiva. A "era Schumacher" já foi-se embora e não deixa mais nenhum vestígio de saudade aos amantes da competição esportiva.



Futebol: Os cariocas na 17ª rodada do Brasileirão


Agora são seis
O Flamengo perdeu a sua segunda partida consecutiva e confirmou sua queda de rendimento no campeonato. Jogando diante de sua torcida, o rubro-negro permitiu que o Cruzeiro virasse a partida em menos de cinco minutos. Foi um golpe duro e rápido, que fez com que o urubu ainda saísse do grupo da Libertadores, para a sexta colocação. E parecia que não era mesmo o dia do Flamengo... Em um lance bobo, Diego Tardelli fraturou o braço e ficará de fora por um longo período. Resta ao grupo esquecer os maus momentos e buscar a reabilitação, pois com uma sequência de duas vitórias, pode-se voltar a brigar pela liderança. A Caio Júnior, resta rezar para que a diretoria traga pelo menos mais um atacante...
O time da Gávea agora amarga seis partidas seguidas sem vencer. Até quando eu vou continuar também amargando nessa contagem?


O Vasco humilha
Mas também é humilhado. André Lima - em grande estréia - iniciou a goleada com dois gols em que o atacante encontrava-se em posição irregular. E não adianta reclamar da arbitragem, pois o goleiro Rogério Ceni tratou ainda de fazer mais dois gols legítimos. Resultado: São Paulo 4 x 0 Vasco, que pareceu nem ter entrado em campo. O time de São Januário sofre de uma espécie de crise de personalidade. Alternando partidas em que joga extremamente entusiasmado, motivado e determinado, a equipe em outras ocasiões (principalmente fora de casa) apresenta um futebol burocrático, lento, sem objetividade... torna-se uma vítima fácil e não esboça qualquer reação. Parece se conformar com a derrota. Foi o caso do desastre de ontem.
Quanto ao elenco, que este pare de ficar externando suas intriguinhas internas e resolva os seus problemas longe das câmeras e microfones. Parar de reclamar dos outros já é um primeiro (e bom) passo para voltar a jogar bola de verdade, com regularidade.


Evitando uma tragédia maior dos cariocas
O Botafogo venceu. E venceu bem, conquistando a primeira vitória fora de casa. Para os botafoguenses mais superticiosos, a vitória só poderia vir na Arena da Baixada, local onde o Atlético Paranaense já sofreu uma outra goleada maior do que os 0 a 3 de ontem. Supertições à parte, o resultado fez com que o alvinegro subisse uma posição na tabela, chegando aos 25 pontos. O próximo desafio é também fora de casa, contra o Figueirense. Se vencer, a equipe de Ney Franco pode realmente começar a aspirar bons sonhos para o segundo turno.


Na mesma
Perdendo mais uma, ficou na mesma. O jogo contra o Inter foi bem deescrito por Fernando Calazans hoje. A óbvia e ultrapassada tática técnica em campo: O time que vence recua e o time que perde ataca. Foi o que aconteceu. Depois de levar o segundo gol, o Flu resolveu começar a buscar o resultado, mas apenas um gol de Somália não resolveu: Flu 1 x 2 Inter. A situação só não ficou mais grave, pois os demais times na zona de rebaixamento também perderam suas partidas e mantiveram-se com os mesmos 13 e 17 pontos. Portanto, a situação do tricolor continua sendo a mesma do final da rodada anterior. Só a paciência do torcedor que não é a mesma...
Ânimo para esse elenco, que já mostrou que tem capacidade de ser brilhante e um dos melhores do país. Pois a remada no segundo turno, terá de ser longa!

Nenhum comentário: