domingo, 7 de setembro de 2008

Por Raphael Dias Nunes

Eliminatórias Copa 2010
Futebol, Alegria, Autoridade

O Brasil voltou a jogar como Brasil em seu jogo contra o Chile, em Santiago. Jogando de uma forma alegre e combativa foi muito fácil perceber a mudança de atitude da equipe, que vinha se apresentando de corpo mole há algumas rodadas. Com essa nova postura e com grandes atuações de Luís Fabiano, Robinho e de todo o setor defensivo, o Brasil venceu e convenceu. E Dunga respirou aliviado. Entretanto, alguns detalhes devem ser reparados, para se evitar um clima de oba-oba antes da hora.

A seleção chilena foi um adversário fraco, vítima fácil diante do talento de nossos jogadores. Além disso, o que era a estatura daqueles zagueiros do time de Bielsa? Um bando de nanicos que viram a nossa seleção entrar na área da forma que bem entendia. Portanto, o jogo foi bom, sim. O Brasil jogou bem, fora de casa, sim! Mas o nível da seleção chilena não é lá essas coisas para se estabelecer um parâmetro para essa suposta "evolução" da seleção. Ainda tenho meu pé bem atrás, quanto a isso.

O Brasil jogou muito bem. Mas na contramão, foi o lateral esquerdo Kléber. Meu Deus do céu... Mas que futebolzinho horripilante que ele apresentou. Alguém viu ele acertar um passe? Se viram, me avisem, pois nem cobrança de lateral ele acertou! E ainda foi expulso no início do segundo tempo... Sorte de Juan, que já antecipou a sua merecida estréia na seleção e ainda de quebra, já arrumou uma vaga no próximo jogo contra a Bolívia! Ainda bem que o Kléber vai ficar de fora dessa... ufa!

Falando em Bolívia, vamos lotar o Engenhão na quarta!


******* *** ******* *** *******

Fórmula-1: Grande Prêmio de Spa-Francochanps
Polêmica Vitória Compensatória

Emoção, monotonia, emoção extrema. Assim foi respectivamente, início, meio e fim do GP da Bélgica. No belíssimo e melhor circuito da F-1, Raikkonen fez uma prova brilhante, mas pecou e pagou caro na penúltima volta, quando se chocou com o muro. Não foi azar, ele que deu mole mesmo! Hamilton fez uma prova igualmente bonita, principalmente quando teve a coragem e ousadia de brigar pela liderança nos últimos instantes de prova. Já Massa... foi extremamente burocrático e conservador. Parecia ter medo e já se conformava com um terceiro lugar. A última volta foi uma agonia completa. Os dois primeiros vieram no pianinho, morrendo de medo de sair da pista! Ah, se algum deles resolve arriscar um pneu intermediário...

Só que o Felipe Massa venceu a prova.

Venceu, pois Hamilton foi punido em 25 segundos pela comissão de prova, que considerou sua conduta desleal, no duelo com o finlandês da Ferrari. Com isso, a vitória no tapetão deixou o brasileiro a apenas dois pontos do inglês da McLaren. Massa venceu sem merecer, o que parece ser compensatório pela sua quebra na Hungria. Sorte de campeão? Pode ser...

Mas o grande lance que eu gostaria de analisar, é a polêmica que envolveu os carros de Lewis e Kimi. Ao contrário de Celso Itiberê, não achei a punição uma "palhaçada". Mas também não achei das mais justas.
Vamos à manobra:
Na Bus Stop, Hamilton vinha por fora na primeira curva da chincane, o que lhe daria vantagem na curva seguinte. Como Raikkonen fechou a porta, Lewis preferiu fazer a curva fora da pista e saiu na frente do finlandês. Aí que veio o grande lance: Na hora de ceder a primeira posição, o inglês foi malandro! Cedeu, mas cedeu já armando o bote na curva seguinte, a La Source. Foi esperto, tava na ânsia de ultrapassar e fez isso o quão rápido podia. Não acho justo puní-lo em 25 segundos por uma situação que, nitidamente se sabia que Hamilton, mais cedo ou mais tarde, ultrapassaria a Ferrari de Kimi. Ou então os dois se enroscariam e derrapariam... Não dá pra saber.

Só sei que Massa - que não tinha nada com isso - teve sorte, muita sorte. Já não pode mais reclamar de azar de Hungaroring. Já compensou.
E Raikkonen bem que já poderia se preparar para ser segundo piloto, pois este ano não é mais dele. Hamilton e Massa vêm dando um show a parte. Um deles merece ser campeão. Mas o finlandês insiste ainda no título... Não esquece de passar o Kubica, hein iceman!

Imagine o que vem pela frente, no GP de Monza, daqui a pouquinho.... Que campeonato é esse!


******* *** ******* *** *******

Campeonato Brasileiro - 22ª rodada
Podemos dividir os clubes do Rio em dois blocos: O G2 e o R2

Na luta acirrada por uma vaga na Libertadores, Botafogo e Flamengo disputam ponto a ponto a quarta colocação. O rubro-negro chegou a sentir o gostinho durante 3 dias, só que o alvinegro tratou de recuperar a quarta colocação no sábado.
Jogando bem e merecendo a vitória, o Fla passou pelo Figueirense no Orlando Scarpelli. Destaque para Éverton, que vem se confirmando bem na equipe.
O Bota venceu o Coritiba no Couto Pereira. Mais uma vez sob o placar de 1 a 0, na teoria de que "o que vale são os 3 pontos". Destaque para o goleiro Renan. Castillo que se cuide...

Assim, o "G2" carioca ficou. Com ótimas vitórias fora de casa, os dois arqui-rivais seguem firmes em suas campanhas. Suas próximas paradas não serão fáceis. O time da Gávea irá ao Morumbi enfrentar o São Paulo, seu concorrente direto. Já a equipe de General severiano recebe o Inter no Engenhão. A conferir.

***

O "R2" é formado por Fluminense e Vasco, que agonizam com campanhas irregulares. O Flu jogou melhor, mas abusou de perder chances feitas contra o líder Grêmio, em jogo monótono. Resultado: O empate fez o tricolor voltar à zona do rebaixamento.

Em situação parecida, encontra-se o cruz-maltino. Perdeu em casa para o Cruzeiro, em um jogo que a derrota foi sacramentada logo no primeiro tempo, com a expulsão de Jonílson. Em jogo desastrosamente atrapalhado, o Vasco confirmou ainda mais a sua instabilidade e irregularidade. O time de São Januário tem o segundo melhor ataque e a segunda pior defesa do campeonato. Apesar de não estar na zona do perigo, esse time me preocupa mais do que o Fluminense...

***

Imagens: globoesporte.com

Nenhum comentário: