quarta-feira, 17 de setembro de 2008

As reais e factuais decisões

Por Raphael Dias Nunes

Futebol - Brasileirão 2008
'Decisões', Decisões e "Decisões"
A sutil diferença estilística-editorial da imprensa carioca

A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pelos jogos de caráter "decisivo". Não apenas na disputa pelo título, mas também na briga direta por uma das vagas no grupo de classificação da Libertadores e ainda também para a fuga do rebaixamento.

Pois bem. Todos os holofotes cariocas estavam focados na "decisão" entre São Paulo e Flamengo. Mesmo tendo outros jogos importantíssimos como Vasco x Náutico, Santos x Fluminense e (principalmente) Cruzeiro x Palmeiras, sendo este último, de fato, o jogo mais importante da rodada.
Prepararam um clima de 'Decisão' para este jogo específico, praticamente ignorou as outras "Decisões" rebaixativas e uma verdadeira Decisão. O circo estava montado, mas o resultado não foi o mais esperado pelos globeiros e lanceiros... 2 a 0 para o time da casa.

Acho que nem eu preciso gastar tecladas para explicar o motivo de tanta atenção para o jogo do Morumbi, pois os motivos já são pra lá de batidos. O último tópico deste post de nosso amigo colunista Alexandre Vasconcellos, comprova tudo.
Só não entendo por que os mesmos veículos não publicaram a seguinte manchete, após o mencionado jogo:

"Fla perde a 'decisão' para o Tricolor do Morumbi"

Não seria coerente?

Para quem ainda não entendeu a sutil diferença entre as aspas duplas e singulares, ainda explicarei melhor tal fato. Numa oportuna oportunidade brevemente breve...

***

Esta 25ª rodada aliás, ficou marcada como a rodada do fiasco carioca. TODOS os times do Rio foram derrotados. Que tristeza...

***

Copa Sul-Americana

O Vasco voltou a repetir as atuações cabisbaixas. Com uma apresentação pouco combativa e conformista, o cruzmaltino permitiu uma espécie de 'vingança' do Palmeiras. 'Vingança' pois neste clássico, o porco carregava um vice de Brasileiro (97) e um vice de Mercosul (2000) nas costas há um certo tempo, tratando-se de decisões recentes.

O Titinha não deu conta do recado, não aguentou o rojão. Ô Renato, vê se bota ordem na casa! Não vai ser fácil, eu sei...


******** **** ******** **** ********


Fórmula-1
As três perguntas que não querem calar

1 - Quando será que Raikkonen vai se convencer que este ano definitivamente não é o dele?

Pois apenas um milagre o colocaria novamente na briga pelo título. Matematicamente não é impossível, mas pelo que o finlandês vem apresentando nas pistas (com raras exceções), o "milagre" teria que ser chamado na verdade de CAGADA. Sim, cagada. Cagão do mesmo jeito que ele foi no fim da temporada do ano passado. E com uma baita ajudinha de Felipe Massa, na última corrida. A cagada desta vez terá de ser ainda maior, pois em 2007, Kimi estava a 17 pontos atrás do líder, nas últimas 4 corridas da temporada. Neste ano são 21 de diferença.

E que ser ingrato é esse Raikkonen hein?! Se recusa a ajuda Massa, que está numa situação completamente favorável. E justamente o brasileiro, que foi um verdadeiro companheiro de equipe, ao dar de bandeja a vitória para o finlandês, no última corrida do ano passado. E olha que o GP em questão era o de Interlagos...


2 - Seria mesmo Sebastian Vettel um fenômeno?

Foi uma vitória incontestável, com um carro que outrora já foi uma Minardi. Realmente sensacional. Mas mesmo assim eu afirmo:
Vettel venceu uma corrida em condições adversas, onde os melhores pilotos estavam bem para trás no grid. E ainda digo mais: Se a chuva voltasse a apertar na segunda metade da prova, o vencedor da prova seria Lewis Hamilton.

3 - Quem será o campeão da temporada 2008?
No duelo Massa x Hamilton, você seria capaz de apostar?

Só sei que em qualquer um dos casos, o título estaria em ótimas mãos. Ambos merecem. Só nos resta torcer um bocado...


***

Estou apreensivo para ver esse circuito de Cingapura. Com partes largas e estreitas, duas grandes retas, dois pontos claros de ultrapassagem, ponte e vista para uma roda gigante, o GP ainda será o primeiro noturno da história da F-1!
Conseguiram imaginar? Eu também ainda não.

Nenhum comentário: