segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fórmula-1: Grande Prêmio da Inglaterra (Silverstone)

Por Raphael Dias Nunes

O Banho Inglês

Piloto inglês, guiando carro de scuderia inglesa, vence o GP da Inglaterra


Enganou-se quem acreditava que Lewis Hamilton estava morto, após sucessivas lambanças nas duas provas anteriores. Depois de dois zeros, o piloto inglês pulou da quarta para a primeira posição no mundial de pilotos. Favorecido com o quarto lugar de Raikkonen e com o fato de Massa e Kubica não terem pontuado, Lewis conseguiu assumir a liderança do Mundial em apenas uma prova, chegando aos 48 pontos. O Mundial aliás, possui agora três líderes: Os dois pilotos da Ferrari também possuem os mesmos 48 pontos que Hamilton.
Com isso, Hamilton - que havia sido extremamente criticado pela imprensa inglesa ao longo do mês passado - deu a volta por cima e mostrou mais uma vez, ser um piloto extremamente veloz, determinado e talentoso. Foi um verdadeiro passeio nas pistas de Silverstone. E não é apenas talento que sobra para este jovem piloto: A alegria transmitida pelo mesmo no pódio foi algo tão contagiante, que seria impossível dizer que ele não tem carisma. O pódio - completado por Heildfeld (2º colocado) e Barrichello (3º) - aliás, foi o mais animado desta temporada.

Sob intensa chuva, a corrida foi confusa e muitos pilotos rodaram na pista. Se deu bem quem optou pela melhor estratégia e teve braço para segurar o carro durante toda a prova. E isso foi executado com maestria pela equipe Honda, com Barrichello e o estrategista Ross Brawn. Eles optaram pelo pneu certo, na hora certa e a diferença de rendimento em relação aos demais carros era gritante. Barrichello executou ultrapassagens espetaculares e foi brilhante ao colocar seu limitado Honda na terceira posição.
É interessante reparar como a chuva tem esse efeito democrático nas provas. Debaixo d'água, todos os carros ficam praticamente em igualdade de condições, podendo chegar ao ponto de uma Honda ultrapassar uma McLaren, ou uma RBR ultrapassar uma Ferrari. As estratégias de equipe, tais como a escolha dos pneus e momentos dos pit-stops, passam a ser armas mais do que decisivas nestas condições de prova. Além disso, é preciso que o piloto saiba dirigir bem na chuva. E isso, poucos sabem.

E Felipe Massa? Fez uma corrida meramente figurativa, ocupando as últimas colocações e conseguindo o feito de chegar em último colocado. Não se pode dizer se foi sorte ou se foi azar ele ter permanecido na pista, após 5 rodadas. Massa estava perdido. Perdeu o rumo, perdeu a motivação, perdeu a concentração e brincou de ficar patinando na pista. É fato que a Ferrari mais uma vez, errou na escolha de manter os pneus intermediários, após as primeiras paradas. Mas Felipe mostrou ser um piloto que ainda tem muito o que aprender em pista molhada. Seu carro não teve o melhor ajuste de asas e escapava de traseira nas reacelerações. E de quem é a culpa disso? Antes de qualquer resposta, é importante lembrar que o bom piloto também é um grande mecânico... Ou seja, o bom piloto também deve saber orientar os mecânicos no ajuste fino de seu carro.
O GP de Silverstone não é para ser esquecido pelo brasileiro. Deve ser lembrado, para que este desempenho patético não volte a se repetir.

Pena mesmo foi o abandono de Nelson Piquet. Ele vinha fazendo uma excelente corrida, ocupando a quarta colocação, quando rodou no momento em que mais chovia e não conseguiu sair da caixa de brita. Piquet, mais uma vez, já havia ultrapassado seu companheiro Alonso e vinha com grandes chances de pódio. Teve um pouco de azar, é fato. Mas que isso sirva também como aprendizado para ele.


xxxxxx xxx xxxxxx


Os melhores pilotos em chuva na atualidade são: Hamilton, Alonso e Barrichello.


xxxxxx xxx xxxxxx


Vejam que dado interessante: Nos últimos três grandes prêmios, três equipes consideradas pequenas estiveram presentes na terceira colocação do pódio. São elas, a RBR de David Coulthard no GP do Canadá; a Toyota de Jarno Trulli no GP da França; e a Honda de Rubens Barrichello no GP da Inglaterra.
Mais uma prova de que a competitividade é a marca registrada desta temporada promissora de 2008!

xxxxxx xxx xxxxxx


Próximo Grande Prêmio:


A coluna volta logo após o GP da Alemanha, que será disputado no dia 20 de julho, no reformulado circuito de Hockenheim. A pista, que antes da reforma era feita por uma interminável reta, exigia muito das asas e dos aceleradores. Atualmente, com uma porção de chincanes, o ajuste ideal é o equilíbrio entre pressão aerodinâmica e freios, bastante exigidos. A disputa pelo título está cada vez mais apertada e quatro pilotos ainda buscam a consagração. Ou seja, emoções não faltarão no dia 20! Até lá!


.

Nenhum comentário: